Projeto Biomas Logo do Projeto Biomas

No Brasil a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente

Realização:
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Embrapa
// 21/09/2017

Em 8 anos, Projeto Biomas já plantou mais de 203 mil árvores nos 6 biomas brasileiros

Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal, Meio Ambiente
Em 8 anos, Projeto Biomas já plantou mais de 203 mil árvores nos 6 biomas brasileiros

Brasília (21/09/2017) - No Dia da Árvore, a CNA e a Embrapa querem mostrar a todos os brasileiros que é possível produzir e preservar ao mesmo tempo. Parceiras no Projeto Biomas, CNA e Embrapa trabalham para criar modelos de uso sustentável da árvore nas propriedades rurais. Nos últimos 8 anos, o Projeto Biomas já plantou mais de 203 mil árvores nos 6 biomas brasileiros. 

O Brasil é um país essencialmente florestal, que preserva 61% da sua vegetação nativa. Com as pesquisas do Projeto Biomas, foi possível montar áreas experimentais para demonstrar a viabilidade econômica, social e ambiental do uso da árvore na propriedade rural. 

O projeto envolve 121 instituições em todo o país e mais de 400 pesquisadores. “O Projeto Biomas já começou a oferecer cursos gratuitos a produtores rurais e extensionistas para adequação ambiental das propriedades rurais. Com os resultados dos experimentos, é possível restaurar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RL) sem perder o foco econômico da propriedade rural”, explica Cláudia Rabello, Coordenadora Nacional Executiva do Projeto Biomas na CNA. 

O vídeo que explica os modelos do uso da árvore faz parte do Documentário “Caminho Sustentável”, realizado pela Fundação John Deere, em parceria com o Projeto Biomas e entidades do setor agropecuário. 

 

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 22 de setembro no hemisfério sul. 

Sobre o Projeto Biomas

Lançado em 2010, o Projeto Biomas é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (SEBRAE), da John Deere e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para saber mais acesse: www.projetobiomas.com.br

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

VEJA TAMBÉM

Compartilhe nas suas Redes Sociais

 

 

 

Compartilhe: