Projeto Biomas Logo do Projeto Biomas

No Brasil a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente

Realização:
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Embrapa
// 31/08/2017

Na Amazônia, Projeto Biomas recebe visita dos participantes do Encontro Regional de Agrárias

Amazônia, Meio Ambiente
Na Amazônia, Projeto Biomas recebe visita dos participantes do Encontro Regional de Agrárias

Marabá / Pará (31/08/2017) - Entre os dias 22 e 25 de agosto de 2017 foi realizado no campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, no município de Marabá, região sudeste do estado, o XIII ERA – Encontro Regional de Agrárias, que buscou integrar discentes, docentes, agricultores, produtores rurais, sindicatos, associações e cooperativas. O tema deste ano foi "Desafios e Potencialidades dos Diferentes Sistemas Produtivos da Amazônia".

Um dos minicursos ofertados no encontro tratava de manejo florestal, cuja parte prática foi realizada na área experimental do Projeto Biomas – Amazônia, na Fazenda Cristalina, município de São Domingos do Araguaia, localizado há 90 km de Marabá. Participaram do minicurso 25 alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal de três instituições de ensino superior: além da UNIFESSPA, a Universidade do Estado do Pará (UEPA) de Marabá e a Universidade Federal Rural da Amazônia de Parauapebas. 

O Dr. Ulisses Albino, professor da Faculdade de Ciências Naturais da UNIFESSPA e pesquisador integrante da equipe do Projeto Biomas na Amazônia, com ajuda de dois monitores, conduziram os estudantes. Foi realizado nesta aula prática, um pequeno inventário volumétrico em plantios de eucalipto e paricá. Outros subprojetos de pesquisa, como o que avalia espécies forrageiras, foram visitados e diversas explicações foram oferecidas nos experimentos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e nos experimentos com biofertilizantes empregados nos plantios do projeto, como os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs) e as bactérias promotoras de crescimento vegetal. Finalizando, foram visitadas ainda as áreas do viveiro de mudas do projeto e o sistema de fossa séptica. Os estudantes envolvidos foram provenientes dos municípios de Goianésia, Jacundá, Novo Repartimento, Rondon do Pará, Parauapebas e Marabá.

"A área do Projeto Biomas na Amazônia nos proporciona Campos Experimentais da Embrapa e das instituições de ensino superior parceiras em São Domingos do Araguaia e Marabá desde 2013 e, como tais, funcionam como vitrines tecnológicas onde o público-alvo em questão tem a oportunidade de tirar dúvidas diretamente junto aos pesquisadores que conceberam as pesquisas. O sucesso dos nossos cinco dias de campo anteriores, realizados nesta mesma área, onde esses estudantes tiveram essa aula prática ressaltam a importância de sempre estarmos em contato com a sociedade, seja representada por estudantes, como foi o caso dessa incursão, técnicos, extensionistas, produtores, etc", afirma o Dr. Alexandre Mehl Lunz, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e coordenador regional do Projeto Biomas na Amazônia.

Sobre o Projeto Biomas 

O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, John Deere e do BNDES. Na Amazônia, o Projeto Biomas é coordenado pela Embrapa Amazônia Oriental com apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e diversas outras instituições de ensino e pesquisa.

Assessoria de Comunicação da CNA com Embrapa Amazônia Oriental (CPATU)
www.projetobiomas.com.br
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA 
instagram.com/SistemaCNA

Compartilhe: