Projeto Biomas Logo do Projeto Biomas

No Brasil a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente

Realização:
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Embrapa
// 29/08/2017

Projeto Biomas testa forrageiras de ocorrência espontânea na Amazônia

Amazônia, Meio Ambiente, Pecuária de Corte
Projeto Biomas testa forrageiras de ocorrência espontânea na Amazônia

11/08/2017 – Os pesquisadores do Projeto Biomas da Amazônia coletaram, este mês, forrageiras de ocorrência espontânea em pastagens no sudeste do Pará como alternativa sustentável para a atividade pecuária. 

"Na verdade, as coletas foram feitas com material cortado das árvores (não caído). O que se faz é simular o que aconteceria se o gado tivesse que se alimentar dessas folhas. Daí vem as pesagens de matéria verde, medições e coletas de amostras para análise em laboratório", explica Rosana Quaresma Maneschy, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e responsável pela pesquisa. 

Estão sendo avaliadas cinco espécies forrageiras. A metodologia utilizada está explicada na Nota Técnica de Pesquisa

Sobre o Projeto Biomas 

O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, Monsanto, John Deere e do BNDES. Na Amazônia, o Projeto Biomas é coordenado pela Embrapa Amazônia Oriental com apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e diversas outras instituições de ensino e pesquisa.

Assessoria de Comunicação da CNA com Embrapa Amazônia Oriental
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Compartilhe: