Projeto Biomas Logo do Projeto Biomas

No Brasil a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente

Realização:
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Embrapa
"> // 23/03/2018

Com Projeto Biomas, produtor pode se adequar ao Código Florestal

Cerrado, 8º Fórum Mundial da Água, Cerrado, CNA, Código Florestal, produtores rurais, Projeto Biomas, Senar
Com Projeto Biomas, produtor pode se adequar ao Código Florestal

Brasília (21/03/2018) – O Projeto Biomas, desenvolvido em parceria pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai ajudar o produtor rural a se adequar às exigências do Código Florestal (Lei 12.651/12) com a recuperação e preservação da vegetação original da propriedade. E quem vai fazer a ponte entre conhecimento e produtor rural será o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 A afirmação é do pesquisador da Embrapa e coordenador do Projeto Biomas Cerrado, Felipe Ribeiro, que ministrou palestra sobre o projeto no espaço do Sistema CNA/SENAR/ICNA no 8º Fórum Mundial da Água.

“A lei exige que o produtor plante árvores para recuperar as áreas. Nós temos cinco milhões de propriedades rurais no Brasil e como Embrapa não conseguimos alcançar todas, mas o Senar sim. Tem capilaridade e vai tirar o conhecimento da prateleira, transformar em uma linguagem adequada e levar para quem precisa: o produtor rural”, ressaltou Felipe Ribeiro.

O Projeto Biomas trabalha o uso da árvore como proposta para o produtor recuperar as Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal na propriedade e ainda ter retorno econômico e ambiental. O projeto utiliza seis propriedades, uma em cada bioma brasileiro, como unidade experimental.

  
 

“O Sistema CNA/SENAR/ICNA está democratizando a pesquisa da Embrapa e fazendo os resultados chegarem ao produtor rural”,  destacou a coordenadora executiva do Projeto Biomas na CNA, Cláudia Rabello.

Na avaliação do produtor Adriano Varella, proprietário da fazenda Entre Rios, que serve para os experimentos do Projeto Biomas no Cerrado, o projeto trouxe respostas para a exploração correta das áreas preservação permanente e reserva legal.

 “Com o Biomas estamos aprendendo como fazer e o que plantar. Estamos trabalhando juntos para conseguir dados e poder contribuir com outros produtores rurais.”  

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br 
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Compartilhe: