Projeto Biomas Logo do Projeto Biomas

No Brasil a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente

Realização:
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Embrapa
// 16/10/2017

Incaper realiza curso de capacitação sobre sistemas agroflorestais em Linhares

Mata Atlântica

 

 

Produtores rurais dos municípios do Norte do Estado participaram da capacitação.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizou, na Reserva Natural da Vale, em Linhares, o curso de capacitação sobre sistemas agroflorestais (SAF’s) – Modulo 1.

Produtores rurais dos municípios do Norte do Estado participaram da capacitação, que contou com palestras sobre o desenho e a implantação de Sistemas Agroflorestais Projeto Biomas - Mata Atlântica, além de uma visita técnica na Área Experimental do Projeto Biomas – Mata Atlântica.

“O curso foi acima da expectativa, os produtores adquiriram conceitos aplicados nos saf’s e foram debatidos diversos modelos especiais que podem ser utilizados dentro da realidade de cada propriedade. É de suma importância trabalhar e discutir sobre as agroflorestas. Esse foi apenas o primeiro encontro, teremos os próximos módulos em novembro e no começo de 2018”, ressaltou a bióloga do Incaper e coordenadora do Bioma Mata Atlântica, Fabiana Ruas.

O projeto biomas incentiva a instalação e a implantação dos sistemas agroflorestais nas propriedades rurais tendo em vista diversas vantagens que essa forma de cultivo proporciona não só para o produtor rural, mas também ao meio ambiente. Por meio dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) é possível ampliar a cobertura florestal no Espírito Santo. Trata-se de uma forma combinada de plantio de culturas agrícolas e espécies arbóreas em um mesmo espaço, proporcionando preservação ambiental e geração de renda para o agricultor. O Incaper incentiva e recomenda essa prática. 

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Vanessa Capucho

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper

Facebook: Incaper

 

Compartilhe: