Projeto Biomas Logo do Projeto Biomas

No Brasil a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente

Realização:
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Embrapa
// 08/08/2017

Projeto Biomas entra em fase de transferência de tecnologia

Mata Atlântica, Projeto Biomas, sustentabilidade, tecnologia
Projeto Biomas entra em fase de transferência de tecnologia

Brasília / DF (08/08/2017) - A Coordenadora Executiva do Projeto Biomas da CNA, Cláudia Rabello, e a coordenadora regional do projeto no bioma Mata Atlântica, Fabiana Ruas, estiveram na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES) para acertar os detalhes da proposta de transferência de tecnologia que iniciam neste mês de agosto. 

Desta vez, além de realizar cursos e dias de campo, o bioma Mata Atlântica irá implantar Unidades de Observação em propriedades rurais selecionadas, onde os produtores receberão incentivos e assistência para implantar Sistemas Agroflorestais (SAFs) de acordo com os modelos avaliados pelo Projeto Biomas. 

O objetivo da reunião foi alinhar a proposta de transferência de tecnologia com as demandas dos produtores rurais que são bem conhecidas pela Federação. “Durante a reunião, pudemos ouvir as considerações do Dr. Júlio Rocha (presidente da FAES) em relação ao que planejamos fazer para garantir que as informações geradas nas pesquisas geradas pelo Projeto Biomas resultem em avanços em termos de produtividade e sustentabilidade para o produtor rural.  A pesquisa deve sempre estar alinhada com as reais necessidades do campo”, explica Cláudia Rabello. 

Após ouvir os anseios da FAES, Cláudia e Fabiana estiveram no SEBRAE para apresentar as ações do Projeto Biomas e conhecer o novo programa que este parceiro está implementando no estado, o Sebrae Bio.  A reunião ocorreu com representantes do SEBRAE: José Eugênio Vieira, Diretor Superintendente do SEBRAE; Ruy Dias de Souza, Diretor de Atendimento do SEBRAE;  e Christiane Barbosa e Castro, Gerente de Unidade de Atendimento Setorial Agronegócios.

“As ações dos dois projetos são convergentes e é gratificante ver que o Projeto Biomas poderá indicar tecnologias para serem replicadas em outras áreas do estado, por meio do Sebrae Bio”, finaliza Cláudia Rabello.

O Sebrae Bio – Terras Sustentáveis é um projeto do SEBRAE ES em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Icaper), Federação da Agricultura e Pecuárias do Estado do Espírito Santo - (FAES/SENAR) e o Ministério Público.

Sobre o Projeto Biomas

Lançado em 2010, o Projeto Biomas é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (SEBRAE), da John Deere e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Conheça o Projeto Biomas: www.projetobiomas.com.br 

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109 1419

cnabrasil.org.br

canaldoprodutor.tv.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

Compartilhe: