ÚLTIMAS


NOTÍCIAS

DIA DE VIVÊNCIA APRESENTA RESULTADOS DE EXPERIMENTOS NO SUDESTE DO PARÁ

...

A área do sistema iLPF foi implantada em dezembro de 2013 e combinou o eucalipto com sucessivos ciclos de grãos até a entrada do gado, que ocorreu no início deste ano. Os eucaliptos foram dispostos em três variações: linhas simples, duplas e triplas, separadas por 25 metros. "Temos dados que mostram que o componente arbóreo arbóreo tem boa produtividade e pode neutralizar as emissões de gases de efeito estufa dos bovinos inseridos no sistema?, afirma o pesquisador Arystides Resende.
A segunda estação experimental que vai ser mostrada no evento encontra-se na reserva legal da propriedade. Nessa área de mata primária, foram plantadas em 2014 mudas de paricá e mogno, espécies nativas da Amazônia, sob diferentes tratamentos de adubação, em trinta clareiras existentes na floresta. De acordo com o pesquisador Lucas Mazzei, o objetivo é demonstrar possibilidades de produção dentro da reserva legal, algo previsto novo Código Florestal. "O plantio em clareiras pode servir tanto para a conservação, com o enriquecimento da floresta, como para fins produtivos, com o plantio de espécies de interesse econômico", explica o pesquisador.
O dia de vivência na fazenda Cristalina é a primeira ação em conjunto do projeto Biomas e o Fundo Amazônia, por meio dos projetos "Validação de tecnologias com potencial de aplicação em SAFs", "Sistemas iLPF e recuperação de pastagens degradadas na região amazônica"; "Capacitação continuada de agentes multiplicadores em SAFs", "Sistemas de iLPF e recuperação de pastagens degradadas na região amazônica; e "Inovação em restauração florestal e recuperação de áreas degradadas: ações integradas, coletivas e de construção de conhecimento para a melhoria socioambiental da agricultura familiar no Bioma Amazônia".
O projeto Biomas é uma parceria entre a Embrapa e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Já os projetos ligados ao Fundo Amazônia compõem o Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia (um conjunto de 19 projetos), cujo objetivo geral é promover a recuperação, conservação e uso sustentável da Amazônia.
SOBRE O PROJETO BIOMAS
O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.
O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, John Deere e do BNDES. Na Amazônia, o Projeto Biomas é conduzido na área experimental da Fazenda Cristalina, em São Domingos do Araguaia, PA, e na área de referência da Fazenda Taboquinha, em Marabá, PA. No Bioma Amazônia, o projeto é coordenado pelo Dr. Alexandre Mehl Lunz, da Embrapa Amazônia Oriental, com apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e diversas outras instituições de ensino e pesquisa.
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amazônia Oriental
cpatu.cidiario@embrapa.br
Telefone: (91) 3204-1192

ÚLTIMAS


NOTÍCIAS

SENAR vai levar projeto Biomas ao produtor rural
Técnicos do SENAR Central e do Espírito Santo participaram essa semana da capacitação do Projeto Biomas na Mata Atlântica.

Leia mais

CNA e EMBRAPA realizam dia de campo e apresentam resultados do Projeto Biomas no Cerrado
O Dia de Campo do Projeto Biomas apresentou o andamento das pesquisas sobre o uso de árvores na propriedade rural para diversificar ganhos econômicos e ambientais no Cerrado.

Leia mais

Dia de vivência apresenta resultados de experimentos no sudeste do Pará
A área do sistema iLPF foi implantada em dezembro de 2013 e combinou o eucalipto com sucessivos ciclos de grãos até a entrada do gado, que ocorreu no início deste ano.

Leia mais

Recomposição com semeadura direta confirma resultados positivos para o Cerrado
Alguns resultados já podem ser observados, como a sobrevivência das mudas emergentes da cagaiteira maior que 90%, apesar do pouco desenvolvimento em altura.

Leia mais